sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os Fotógrafos (National Geographic) Resenha


          Os Fotógrafos (National Geographic) é um documentário que mostra o que está por trás das belas e fascinantes imagens que podemos ver na National Geographic magazine. São apresentados os grandes fotógrafos e fotógrafas que mudaram o mundo com suas fotografias.

          O filme mostra como é ir a um lugar totalmente desconhecido, com diferentes climas, origens, tradições e situações muitas vezes precárias ou até que oferecem riscos de vida. A luta e a dificuldade para sobreviver com os elementos como a malária, as temperaturas congelantes e os animais com raiva para conseguir as melhores imagens que todos nós nos deslumbramos quando vimos.

          Por isso devemos valorizar cada imagem, e analisar o que pode o artista ter passado para poder mostrar uma realidade que talvez nunca tivéssemos a oportunidade de vê-las.

Uma Verdade Inconveniente

Trata-se de um filme do tipo documentário, sobre a evolução da sociedade e o aquecimento global. 

          Uma Verdade Inconveniente, produzido em 2006 por Dvis Guggenheim e apresentado pelo ex vice-presidente dos EUA Al Gore mostra através de gráficos e tabelas, a evolução do aquecimento global.

          Gore apresenta através de ilustrações documentais de milhos de anos atrás comparadas com imagens atuais a evolução da destruição e o provável caos no mundo. O derretimento das geleiras, o aumento do nível dos oceanos, e variações climáticas excessivas são alterações que resultam em uma constante leva de enchentes, furacões e secas, entre outros fenômenos catastróficos naturais.

          São apresentados através de gráficos os níveis de medição de emissão de gás carbônico de anos seguidos causado pelo homem, comprovando um aumento elevado e aumentando cada vez mais. Isso vem causando todas essas disfunções em nosso planeta, a camada de ozônio sendo prejudicada e fazendo as temperaturas aumentarem até que sejam insuportáveis.

          A solução para este problema está nas atitudes que tomamos, sejam grandes ou pequenas, temos que pensar nas conseqüências dos nossos atos.

Ecossistema


     Ecossistema é o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região.

       Fatores Bióticos: As diversas populações de animais, plantas e bactérias
Fatores Abióticos: São os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento.
         
     Temos ecossistemas terrestres e aquáticos. Um Ecossistema é caracterizado pela diversidade de espécies, inclui todos os organismos que nele vive. Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar.

      As dimensões de um ecossistema podem variar consideravelmente desde uma poça de água até a totalidade do planeta terra que pode ser considerado como um imenso ecossistema composto por todos os ecossistemas existentes (ecosfera).

    Mas não se deve confundir “ecossistema” com “bioma”. O bioma é geograficamente mais abrangente e é predominantemente definido de acordo com um conjunto de vegetações com características semelhantes.
          Os ecossistemas são classificados de duas formas: em ecossistemas terrestres e ecossistemas aquáticos. Ambos possuem o funcionamento parecido com apenas a diferença óbvia da quantidade de água entre um e outro o que faz com que comportem formas de vida completamente diferentes, embora algumas possam compartilhar ou migrar de um meio para o outro. Aos locais onde os dois tipos de ecossistemas se encontram dá-se o nome de “wetlands”, no termo em inglês, que podemos chamar de “terras alagadas”. São regiões como o Pantanal Mato-grossense e as regiões alagadas da Amazônia.

Características da Fotografia Ambiental


          Para realizar a fotografia ambiental devemos ter como princípio minimizar o impacto ambiental ou se seja, não devemos interferir nos ecossistemas. Desenvolver consciência e respeito ambiental e cultural.
          Para fazer uma boa foto de natureza é importante conhecer o Bioma local, para que se possa extrair o máximo e não passar por imprevistos.
          Depois de ter os conhecimentos básicos sobre o local e ser “amigo” da natureza é só fazer um belo enquadramento e escolher uma bela composição.